quarta-feira, 24 de março de 2010

Origem dos Bem Casados

O Bem-Casado, um dos principais símbolos do matrimônio, representa a união, selada pela cumplicidade e respeito mútuo. Significa que pessoas distintas se tornam uma só, são as duas metades que se encontram, unidas pelo doce recheio do amor.

Para se ter muita sorte nesta união, um bem-casado deverá ser distribuído a cada convidado, receber e comer esse tradicional doce, é compartilhar com os noivos os desejos por uma vida doce, cheia de felicidade, sorte e amor.

Diz a lenda, que todo aquele que saborear um bem-casado estará sendo abençoado com a mesma sorte e felicidade. Delicioso e popular, o bem-casado é um doce único: macio, aerado e recheado com um creme suave.

Feito a partir de duas camadas de pão-de-ló, recebe um recheio que vai unir as duas partes, e é banhado em uma calda de açúcar, tornando-o levemente crocante por fora e cremoso por dentro.

Por ter um pouco da origem portuguesa, os tradicionais sabores são baba de moça e doce de leite, mas hoje existe uma infinidade de sabores e combinações de massas e recheios, como: nozes, limão, damasco, ganache, café, avelã e etc.

Como o bem-casado tem toda uma simbologia, muitas noivas ainda o preferem a outras lembranças. E para aproveitar o sabor e a simbologia que carrega esta tradição, além das festas de casamento, eles são servidos em diversas ocasiões, como inaugurações, aniversários, lançamentos de coleções, noivados e até em chás-de-panela.

Ou seja, este docinho confere doçura e sofisticação em qualquer evento!

Nenhum comentário: